As dicas são observações e sugestões para auxiliar na escolha do usuário, realmente no mundo mágico dos games vale o desejo do jogador, mesmo assim, algo do que é dito abaixo pode servir para melhorar a experiência de alguém.
Para ajudar a caçar, as dicas estão na verdade nas técnicas de caça e rastreamento, mas o que se pode reafirmar é o seguinte:
1) Andar contra o vento é a única maneira de se aproximar de um animal selvagem;
2) Fique em silêncio, evitando qualquer disparo desnecessário para não espantar a caça da área;
3) Movimente-se com cautela para aproximação da presa;
4) Saber esperar e observar com atenção;
5) Nunca mate espécies protegidas, pois essa prática tira pontos e degrada o jogador;
6) Nunca mate mais do que a quantidade reservada para a caçada(2machos e 1 fêmea), pois isso tira pontos, além da perda dos troféus caçados na oportunidade;
7) Evite matar a caça “varmint” como coelho, racoon, entre outros. Não é proibido, mas a experiência dá conta de que esse tipo de prática dificulta a entrada de World Records e Records Book, principalmente quando você tem um servidor aberto para jogo online(afinal, o nome do jogo é Caçador de Cervo);
8) Jogando online sempre respeite as regras do servidor que o acolhe;
9) Sempre respeite os outros jogadores, mantendo distância cautelosa para evitar conflito de interesses.
Lembre-se os animais apresentam comportamento realista, eles vão beber, comer e repousar em períodos específicos.
1) Configuração do jogo:
-Realismo máximo parece ser a única forma de usar este programa satisfatoriamente. Se o usuário sentir-se entediado ao não conseguir abater ou sequer avistar uma presa, não será configurando o jogo para uma maior facilidade que ele terá prazer em usá-lo, provavelmente não possui o perfil para apreciá-lo. Jogadores experientes, que gostam de simulação, ou caçadores aposentados ou ativos, no mínimo é para aqueles que possuem paciência e tenacidade, e tem noção de como funciona uma caçada na vida real. Para quem souber ou puder aproveitar o simulador proporciona uma experiência prazerosa e envolvente. Para quem quer matar, mortes e disparos sucessivos, este não é o jogo. Tente um jogo de guerra, ainda mais que os cervos não vão atirar de volta. Assim como o FLIGHT SIMULATOR é para quem realmente gosta de aviação e navegação por instrumentos, DEER HUNTER 2005 é para quem realmente sabe que uma caçada é um exercício de paciência e perseverança. Anda-se muito, espera-se mais ainda, observa-se tudo, e atira-se poucas vezes.
NÍVEL DE DIFICULDADE: EXPERT (sempre opte por este nível, porque nele estão as melhores oportunidade de caça).
TEMPO DE AÇÃO: 1 minuto de jogo = 1minuto de tempo real
Afora as questões comentadas acima sobre o nível de dificuldade e o tempo real, todo o resto abaixo é muito pessoal e pode ser dispensado.
2) Equipamento:
O GPS e o binóculo são acessórios indispensáveis. Sem o GPS é mais fácil que o caçador se perca ou principalmente perca o cavalo ou o stand. Mas se você quiser sentir-se mais conservador use o MAPA e acabará conhecendo muito melhor a área de caça e todos seus detalhes, com o aumento da consciência situacional. A outra grande vantagem é que um slot fica livre para carregar um outro equipamento de caça, um atrativo de cheiro ou uma corneta de chamado.
3) Armas :
Pode-se levar duas armas para a caçada, se o caçador praticar a caça de caminhada o mais realista seria levar um rifle e só, ou mais um revólver. Um caçador que fique espreitando num plataforma ou cabana certamente poderia ter 2 tipos de rifle. Na verdade com o cavalo como veículo de deslocamento seria perfeitamente possível levar dois rifles na sela. Bem, realismo à parte o fato é que poder levar duas armas é uma excelente opção. Dois tipos de rifles talvez seja excessivo, mas duas armas de tipos bem diferentes é muito prático, como por exemplo um rifle com mira telescópica para os tiros a longa distância e uma espingarda de chumbo sem mira ótica para alvos a curta distância. Também pode-se levar o rifle de caça e o arco e flecha. A modalidade de caça com arco e flecha é muito importante, mas normalmente na vida real as estações de caça que permitem o uso do arco não permitem armas de fogo.
4) Horário - Clima - Temporada:
a) Quem for caçar de verdade decerto saíra bem cedo pela manhã, então o primeiro horário é uma boa escolha. Também traz algumas vantagens, pois os animais estão mais ativos pelo amanhecer procurando locais para tomar água. Também é bonito ver a mudança de visual que ocorre da alvorada para o avançar do dia. Ao meio-dia é possível notar uma escassez de animais, sendo difícil saber das atividades deles a essa hora do dia.
b) O clima pode ser configurado conforme a realidade do dia em que se está jogando ou do local real da caçada. O usuário pode consultar o clima real pela internet, isto é especialmente válido quando a temporada escolhida (pre-rut, post-rut e rut) no jogo coincide com a verdadeira estação sazonal do local real. Então num jogo pós-rut em Alberta, jogando em dezembro realmente haverá neve e o clima real será correspondido. Outra forma é manter um ambiente semelhante ao lar. Se o dia é chuvoso na sua casa, então uma caçada com chuva vai manter um ambiente acolhedor. Por último se o jogador quer uma situação aleatória imprevisível, jogue um dado de 10 lados para determinar o clima a ser configurado (1l=limpo, 10=chuvoso)
c) Para escolher se o jogo será em que fase da temporada, pode ser escolhido conforme a condição sazonal ou climática do dia, a temporada de caça tem meio ano, então dá para recriar duas temporadas virtuais. Um esquema pode ser seguido(variando em um mês mais ou menos adiantado)
SETEMBRO/OUTUBRO : PRE-RUT
NOVEMBRO/DEZEMBRO: RUT
JANEIRO/FEVEVEREIRO : POST-RUT (até aqui condiz com as verdadeiras temporadas)
MARÇO/ABRIL: PRE-RUT
MAIO/JUNHO: RUT
JULHO/AGOSTO: POST-RUT (aqui coincidem as condições climáticas, p.ex: post-rut que é no inverno norte-americano e frio no inverno real no Hemisfério Sul)
Por Renata “TNT” Terminator
2007
QUALIFICAÇÃO DO CAÇADOR
1) TRACKING(Localizando) : Aptidão para seguir o animal. Com essa perícia apurada o caçador vê mais rastros e sangue.
2) STEALTH(Furtivamente) : Aptidão que permite maior aproximação do animal, se que ele se assuste.
3) CALLING(Chamando) : Aptidão para atrair animais com os chamadores/atratores, particularmente os animais maiores. Também reduz o caçador chances de “blowing” numa chamada.
4) PRESENCE(Assistência) : Fortalecer no caçador a aptidão de descobrir sinais dos animais e distinguir os sons deles em seu ambiente. Um maior nível de PRESENCE dá ao caçador com exatidão tamanho do animal, quando se está usando mira telescópica/binóculo.
5) WEAPON(Arma) : Acelera o tempo de preparação, de recarregamento, de estabilidade e de recuperação depois do disparo.
6) STRENGHT(Força) : Permite ao caçador se movimentar mais rápido, além de rapidamente alterar posições quando está cavalagando, assim como na armação/desarme de stands e tripé. Além disso, facilita o uso de armas que precisam de mais força para serem usadas, tais como arcos e rifles de grosso calibre.
Para encontrar-se e aproximar-se do animal devem ser levados em conta vários fatores:
O horário: Conforme o horário os animais estão fazendo tal ou qual coisa, estão em tal ou qual lugar. No amanhecer estarão indo beber água. Pela manhã também irão comer, depois subirão colinas aproveitando as térmicas e irão descansar. Bem cedo o caçador não encontra fezes dos animais e quando a manhã avança elas começam a aparecer em montículos escuros visíveis de muito longe. Pode-se perceber que pela hora do almoço eles somem, principalmente os machos, e é possível ainda que à tarde ou no fim do dia o ciclo se repita. Semelhantemente à manhã, ao anoitecer eles devem procurar abrigo(seu senso de observação e sua experiência lhe dirá).
A época de acasalamento: Alguns detalhes diferem as 3 épocas em que se divide o acasalamento, principalmente quanto aos sinais deixados pelos animais. Na época de CIO pleno (RUT) são encontrados mais sinais nas árvores onde se localizam o território demarcado pelos machos e quando também os animais respondem melhor aos apelos de chamados.
O local : Independentemente da época, alguns locais serão mais difíceis de encontrar os animais. Nas áreas abertas é menos provável encontrá-los, principalmente praticando a caçada de caminhada, sendo, neste caso, mais fácil surpreendê-los praticando a modalidade de espera numa plataforma. O horário vai influenciar na presença ou não do animal em determinado local..
Áreas de alimentação parecem boas, mas é difícil surpreender o animal nelas. Muita paciência. Na hora certa o animal tende a se alimentar rapidamente e então se abrigar na floresta e ruminar com calma e segurança. Nos horários propícios os lagos e rios podem ser uma boa opção, mas lembre-se de não alvejar o animal na água ou muito próximo a ela.
SINAIS DO CERVO
Conhecer e encontrar os sinais é fundamental para o sucesso de qualquer caçada.
Vários são os tipos de sinais deixados pelo animal e alguns também dependem da época.
Rastros: Estes são os sinais mais comuns na caçada, no DEER HUNTER 2005 a percepção de rastros no chão vai depender principalmente da habilidade de rastreamento do caçador. Quanto mais for investido nesta habilidade, mais fácil será enxergar os rastros e as manchas de sangue de um animal ferido, as pegadas não duram muito e logo desaparecem, sendo que as manchas de sangue ficam por mais tempo.
Trilhas: Trilhas são bons sinais e são picadas abertas na mata. Quanto mais fácil de se encontrar mais usada é a trilha. O caçador pode ter certeza que em caso de fuga o cervo irá usar a trilha por ser um caminho de menor resistência. Na vida real é imprescindível que ao encontrar uma trilha o caçador não ande por ela, siga à margem dela, afinal você não vai querer contaminá-la com o seu cheiro! Não sei se o simulador recria trilhas no jogo. Talvez não. Mas é possível que seja necessário uma determinada pontuação nessa habilidade para que isso aconteça.
Locais de Repouso : Locais de repouso podem ser identificados como uma depressão oval no terreno, em áreas de mata mais fechada. Um local desse pode ser espreitado no fim do dia, quando o animal se recolhe, apesar do fato de que os gamos também se alimentarem à noite, sendo esse comportamento uma adaptação às pressões do caçador humano. Eu realmente duvido que o jogo mostre sinais de cama, mas seria excelente se o fizesse.
Cavoucados no chão: Locais cavoucados são encontrados na época do cio, em áreas de território demarcado (marcas em árvores). Isso é um excelente sinal de que ali um macho vai vigiar e que um chamado de fêmea pode atraí-lo para o local, tanto quanto um chamado de macho pode atrair uma fêmea ou um outro macho para disputar o território. Pelo que pude constatar o simulador recria até mesmo este detalhe, pois encontrei uma marca deste tipo, porém ela desapareceu logo.
Creditos: TNT